Obrigo-me a ser feliz

Obrigo-me a ser feliz - Um ano de Escócia

09:30

Há um ano que cheguei aqui, à Escócia. Sem saber o que me esperava, sem qualquer ideia do que era este pequeno país, que faz parte do conhecido reino unido. Já tinha estado em Londres e Brighton (aliás podem ver aqui, aqui e aqui), muito antes de imaginar que o reino unido ia passar a fazer parte do que agora chamo casa. No entanto, nada do que tinha visto me fazia prever o que iria encontrar na Escócia. 
Este pequeno país tem tanta ou mais cultura que todo o reino unido, cultura que em muito difere da cultura inglesa. 
A cada dia que passo aqui, o meu fascinio pela escócia aumenta. Pouco a pouco aprendo a falar e a perceber escocês, aprendo que as pessoas são educadas e a dizer Can I have, aprendo a história por trás de um castelo, e claro aprendo que usar Kilt é um motivo de orgulho e que este nada tem de semelhante com uma saia. Descubro que sou capaz de dançar Ceidilh e comer Haggis. Aprendo que afinal vai ser mais dificil sair daqui e deixar o fabuloso sotaque escocês para trás, para passar a ouvir o mais conhecido e mais elogiado dos sotaques ingleses.


Imaginei que ia aprender muito neste país mas não imaginei que iria estar fascinada por ele, e que em pouco mais de ano saber que irei ter de mudar mais para sul me iria deixar com a lágrima no canto do olho. 

Depois de um ano, perguntei-me se valeu a pena a minha escolha. E automáticamente respondi que SIM. Sei que muito se deve a ter encontrado pessoas espectaculares, e aqui refiro a colegas de trabalho, colega de casa e claro a pessoas que vou conhecendo por aí. Sei que tive sorte com o grupo de trabalho onde fui inserida, e que apesar de ter bastante "lutas" no inicio com uma das minhas colegas hoje posso dizer que ela se tornou amiga, posso dizer que a minha chefe tem sempre a porta aberta para nos ajudar em tudo e claro que os meus colegas colobaram nas minhas maluquices. 

Claro que nem tudo é perfeito aqui, mas também muita coisa não era quando olho para trás, para Portugal. 
Sei que esta minha decisão me impede de viver momentos importantes, e faz com aquela fotografia que vai ser guardada para sempre não seja perfeita, mas esta foi uma decisão certa.









You Might Also Like

2 pensamentos sobre o meu segredo

  1. Ainda bem que estás feliz, fico feliz por saber disso. 😊 as vezes tomamos escolhas e ficamos na incerteza se foram as melhores ou nao, é tao bom quando nos deixam feliz no final. Beijinhos.

    ResponderEliminar

Like us on Facebook

Loading followers