contanobanco

First week.. Things to do...

18:30

Mudar não é fácil, muitas vezes nem é pelo que facto de mudar de país e afastarmo-nos de quem mais gostamos mas porque existe sempre muita coisa nova que temos de fazer. Ir uns dias mais cedo do dia que se vai começar a trabalhar pode ajudar nas primeiras horas. Eu vim apenas um fim-de-semana e já fez diferença porque fui conhecer um pouco da cidade

Esta semana quase todos dias tive de ir ao centro da cidade tratar de burocracias. Decidi dividi-las por dias porque já tinha começado a trabalhar e não queria passar os dias fora do laboratório.

No primeiro dia já tinha agendado ir á agência  assinar o contrato da casa e como era bastante perto de seguida tratei do passe dos autocarros. Menos duas coisas para me preocupar.
Deixei para o segundo dia a matricula na universidade. Sim, voltei a estudar, vim fazer o doutoramento. Aqui senti-me como no meu primeiro dia de universidade, havia imensa gente nova a tratar de tudo para começar uma vida diferente.

Faltava ainda abrir a conta no banco, este que é muitas vezes o passo mais difícil num país estrangeiro. Não sabia que banco escolher,  resolvi pesquisar no google, e o HSBC era por muitos selecionado como sendo o mais fácil. Não tive dúvidas e fui lá. O agente do HSBC  foi muito prestável, explicou os vários tipos de contas e o que teria acesso. O grande problema que muitos encontram ao chegar a um país estrangeiro é a prova de residência, normalmente pedem uma carta com o vosso nome  e a nova morada (carta da água, ou luz), o que normalmente não temos na primeira semana. Eu não me defrontei com grande problema pois o contrato da casa foi suficiente como prova.


Move is not always easy, sometimes not because you are moving for another country but because there are many new things to do. Goes someday before the day you will start to work can make a big difference on your first yours. I came just one weekend before but it made a big difference once I spend some times to know the city.  

This week I do had to start organizing bureaucracies on the city center. I decided to share all things for different days because I already start my job and I don't want to spend my time outside that.

On my first week day I already have an appointment in the property owners to sign the lease. After that because it's close I went to bus station to do the pass. 
I left for the second day the university matriculation. Yes, I'm back to study, I came to do my PhD. Here I felt like on my first day at the university, there were so many new people processing everything to start a different life.


Was missing yet open a bank account, which is the most difficult step on foreign country. I didn't know which bank select, so I decided to look at google, and HSBC was for most of the people considered the easier one. I didn't have any doubts and I went there. The agent was helpful, and explain the several types of accounts and what I will have access. The biggest problem that normal people found is the proof of residence, normally they ask for a letter in your name and the new address (like water letter), which you don't have on your first week. Fortunately I do not have problems with this, showed the flat lease was enough to proof my residence.


You Might Also Like

6 pensamentos sobre o meu segredo

  1. Doutoramento?1 Boa!
    Daqui a nada sentes-te em casa :)

    ResponderEliminar
  2. Querida Daniela toneladas de sorte para ti nesta nova etapa :) Um beijinho!

    ResponderEliminar
  3. Não conhecia o teu blog, acabei de o ver pela primeira vez e, de emigrante para emigrante: muiiiiita boa sorte e muita, muita, muita força! Vai tudo correr bem (=

    ResponderEliminar
  4. Fui ao post anterior só mesmo confirmar, a minha irmã vive em Edinburgo, e quando vi essa vista parecia-me de umas fotos que ela mandou. Ainda não fui visitar, mas em Abril, nas férias, com certeza que vou!
    Boa sorte na nova fase! :)

    Isa M., Tic Tac Living

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim ela gosta de viver em Edinburgo, depois de acabar o curso ela foi juntar-se ao namorado que já lá vivia! Tem sido difícil arranjar emprego, pois na nossa área (ambas designers) pedem pessoal com mais experiência, mas eu acredito que ela vai conseguir! E eu já ando a planear a viagem para Abril, "estou em pulgas", mas felizmente antes disso ela ainda vem passar o Natal cá aos Açores! Há quase um ano que estamos longe, custa, custa muito, mas sei que é para o bem dela! :)

      Beijinho

      Eliminar
  5. Boa sorte nesta nova fase! Gostava de ter essa coragem! :)

    ResponderEliminar

Like us on Facebook

Loading followers